EXAMES DO 4º ANO
Vale a pena refletir sobre o show mediático em
torno dos exames do 4º ano.
Pais e avós a incutirem stress nas crianças, jornalistas
a fazerem perguntas anacrónicas do género: desde quando te preparaste para este
exame» e respostas inteligentes dos miúdos: desde o início!
E associações de professores a apontarem defeitos
à século XX: «havia perguntas de interpretação que implicavam mais do que uma
opção certa e os alunos estão habituados a escolher apenas uma!»
Faz-me lembrar uma crítica a um exame nacional
de História por haver uma pergunta, cuja resposta implicava que os alunos
transferissem conhecimentos de uma unidade para outra!
Será que estes docentes não leram Edgar Morin?!
Será que pensam que preparar alunos, futuros
cidadãos, é formatá-los para a repetição? Estar preparado para um exame, é
estar preparado para fazer o que já se fez?!
E a preparação para situações novas? E o treino
para o desconhecido? E a adaptação ao inesperado?
Convido
a uma reflexão sobre este texto de Morin:
http://pgl.gal/os-7-saberes-necessarios-a-educacao-do-futuro-segundo-edgar-morin/
http://pgl.gal/os-7-saberes-necessarios-a-educacao-do-futuro-segundo-edgar-morin/
Sem comentários:
Enviar um comentário