A PROPÓSITO DO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO
ESTE GOVERNO RESOLVEU DAR PRIORIDADE AO PROBLEMA DO INSUCESSO ESCOLAR E EDUCATIVO E É UM PASSO MERITÓRIO.
PORÉM, AO COLOCAR TUDO NA MÃO DOS MESMOS, CORREMOS O RISCO DE VIRMOS A TER MAIS DO MESMO.
ESPEREMOS QUE NÃO E QUE AS FORMAÇÕES IMPLEMENTADAS SEJAM EFICAZES.
O INSUCESSO SÓ SE COMBATE INDO FUNDO E MUDANDO RADICALMENTE A ESCOLA.
EIS O LEVANTAMENTO DE ALGUMAS QUESTÕES ESSENCIAIS PARA ATACARMOS A ESTRUTURA:
REJEIÇÃO TOTAL DO PARADIGMA BUROCRÁTICO
APELO
À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM VEZ DE APELO À MEMORIZAÇÃO
USO SISTEMÁTICO DE FONTES EM VEZ DA EXCESSIVA
MANUALIZAÇÃO
AULAS-OFICINA EM VEZ DE AULAS EXPOSITIVAS
SALAS EM «U» EM VEZ DE SALAS-FÁBRICA
VISÃO
DOS PROGRAMAS COMO PRETEXTO PARA RELACIONAR E APLICAR EM VEZ DE O ENCARAR COMO
UMA LISTA DE TEMAS
VALORIZAÇÃO
DO CURRÍCULO OCULTO
DAR
PRIORIDADE À SUPERVISÃO PEDAGÓGICA EM VEZ DE A ENCARAR COM PRECONCEITO
VALORIZAR
A PARTICIPAÇÃO INTEIRA DOS E.E. E DE TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA
FORMAÇÃO PARENTAL
COMBATER
A BALCANIZAÇÃO E A COLABORAÇÃO ARTIFICIAL
USO
DAS NOVAS TECNOLOGIAS SIM, MAS COM UMA PEDAGOGIA ADEQUADA
VALORIZAR INSTRUMENTOS ALTERNATIVOS DE
AVALIAÇÃO
CONCEITO
AMPLO E DIVERSIFICADO DE ATIVIDADE
COMBATER
A SEPARAÇÃO ENTRE O AVALIAR E O ENSINAR-APRENDER
VALORIZAR
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
COMBATER
A HIERARQUIZAÇÃO DE DISCIPLINAS
CONTRARIAR A ONDA E A PRESSÃO DO SENSO COMUM E
SER O MOTOR DA MUDANÇA
FORMAÇÃO
SOBRE O PERFIL DO ALUNO DO SÉCULO XXI
ASSUMIR
A MOTIVAÇÃO COMO 1º PASSO PARA O SUCESSO
COMBATE
AO NEGÓCIO DO EXPLICADOR SEM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA