quinta-feira, 7 de julho de 2016

A PROPÓSITO DO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO



ESTE GOVERNO RESOLVEU DAR PRIORIDADE AO PROBLEMA DO INSUCESSO ESCOLAR E EDUCATIVO E É UM PASSO MERITÓRIO.
PORÉM, AO COLOCAR TUDO NA MÃO DOS MESMOS, CORREMOS O RISCO DE VIRMOS A TER MAIS DO MESMO. 
ESPEREMOS QUE NÃO E QUE AS FORMAÇÕES IMPLEMENTADAS SEJAM EFICAZES.
O INSUCESSO SÓ SE COMBATE INDO FUNDO E MUDANDO RADICALMENTE A ESCOLA.
EIS O LEVANTAMENTO DE ALGUMAS QUESTÕES ESSENCIAIS PARA ATACARMOS A ESTRUTURA:


                               REJEIÇÃO TOTAL DO PARADIGMA BUROCRÁTICO
APELO À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM VEZ DE APELO À MEMORIZAÇÃO
 USO SISTEMÁTICO DE FONTES EM VEZ DA EXCESSIVA MANUALIZAÇÃO
AULAS-OFICINA EM VEZ DE AULAS EXPOSITIVAS
SALAS EM «U» EM VEZ DE SALAS-FÁBRICA
VISÃO DOS PROGRAMAS COMO PRETEXTO PARA RELACIONAR E APLICAR EM VEZ DE O ENCARAR COMO UMA LISTA DE TEMAS
VALORIZAÇÃO DO CURRÍCULO OCULTO
DAR PRIORIDADE À SUPERVISÃO PEDAGÓGICA EM VEZ DE A ENCARAR COM PRECONCEITO
VALORIZAR A PARTICIPAÇÃO INTEIRA DOS E.E. E DE TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA
FORMAÇÃO PARENTAL
COMBATER A BALCANIZAÇÃO E A COLABORAÇÃO ARTIFICIAL
USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS SIM, MAS COM UMA PEDAGOGIA ADEQUADA
 VALORIZAR INSTRUMENTOS ALTERNATIVOS DE AVALIAÇÃO 
CONCEITO AMPLO E DIVERSIFICADO DE ATIVIDADE
COMBATER A SEPARAÇÃO ENTRE O AVALIAR E O ENSINAR-APRENDER
VALORIZAR AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
COMBATER A HIERARQUIZAÇÃO DE DISCIPLINAS
 CONTRARIAR A ONDA E A PRESSÃO DO SENSO COMUM E SER O MOTOR DA MUDANÇA
FORMAÇÃO SOBRE O PERFIL DO ALUNO DO SÉCULO XXI
ASSUMIR A MOTIVAÇÃO COMO 1º PASSO PARA O SUCESSO
           COMBATE AO NEGÓCIO DO EXPLICADOR SEM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA