domingo, 17 de novembro de 2013

RANKINGS E DISCIPLINAS PRINCIPAIS


QUEM SABE O QUE É UMA DISCIPLINA PRINCIPAL?





Os rankings com base nos resultados dos exames nacionais têm feito correr imensa tinta e nem vale a pena lutar contra a maré!
Ou melhor … vale a pena … mas fazêmo-lo no recato das nossas aulas, na certeza de que, à nossa escala, estamos a contribuir para a mudança de mentalidades!...
Até os media perpetuam a ideia maniqueista: de um lado estão os bons, que na maioria dos casos, já o são antes de pertencerem às ditas escolas boas e, do outro lado, estão os maus, aqueles para quem a escola ainda é o único meio de serem menos maus, de lutarem contra os condicionalismos da sua socialização primária e secundária…
Enfim … estamos ainda muito longe da equidade, mas sabemos que a evolução é sempre lenta e comporta conjunturalmente momentos de avanços e de recuos…
Nem vou recorrer ao neoliberalismo…muito menos à demagógica alergia a estudos quantitativos!
Pergunto apenas o seguinte: qual o critério para se distinguir as disciplinas principais das outras? Para alimentar o negócio, será preciso recorrer a estes subterfúgios?!
Quem me sabe dizer os motivos de haver quatro disciplinas principais? Será que são principais por mal conseguirem médias positivas?
 É que antigamente, no tempo do elitismo, negativa era sinónimo de difícil, logo, importante!...
Não seria melhor, então, acabar de vez com as outras disciplinas?

Talvez se resolvesse a crise económica!...