RANKINGS E DISCIPLINAS PRINCIPAIS
QUEM SABE O QUE É UMA DISCIPLINA PRINCIPAL?
Os rankings com base nos
resultados dos exames nacionais têm feito correr imensa tinta e nem vale a pena
lutar contra a maré!
Ou melhor … vale a pena … mas
fazêmo-lo no recato das nossas aulas, na certeza de que, à nossa escala,
estamos a contribuir para a mudança de mentalidades!...
Até os media perpetuam a ideia maniqueista: de um lado estão os bons, que na maioria dos casos, já o são
antes de pertencerem às ditas escolas boas e, do outro lado, estão os maus, aqueles para quem a escola ainda é
o único meio de serem menos maus, de
lutarem contra os condicionalismos da sua socialização primária e secundária…
Enfim … estamos ainda muito longe
da equidade, mas sabemos que a evolução é sempre lenta e comporta
conjunturalmente momentos de avanços e de recuos…
Nem vou recorrer ao
neoliberalismo…muito menos à demagógica alergia a estudos quantitativos!
Pergunto apenas o seguinte: qual
o critério para se distinguir as disciplinas principais das outras? Para
alimentar o negócio, será preciso recorrer a estes subterfúgios?!
Quem me sabe dizer os motivos de
haver quatro disciplinas principais? Será que são principais por mal
conseguirem médias positivas?
É que antigamente, no tempo do elitismo,
negativa era sinónimo de difícil, logo, importante!...
Não seria melhor, então, acabar
de vez com as outras disciplinas?
Talvez se resolvesse a crise
económica!...