domingo, 17 de novembro de 2013

RANKINGS E DISCIPLINAS PRINCIPAIS


QUEM SABE O QUE É UMA DISCIPLINA PRINCIPAL?





Os rankings com base nos resultados dos exames nacionais têm feito correr imensa tinta e nem vale a pena lutar contra a maré!
Ou melhor … vale a pena … mas fazêmo-lo no recato das nossas aulas, na certeza de que, à nossa escala, estamos a contribuir para a mudança de mentalidades!...
Até os media perpetuam a ideia maniqueista: de um lado estão os bons, que na maioria dos casos, já o são antes de pertencerem às ditas escolas boas e, do outro lado, estão os maus, aqueles para quem a escola ainda é o único meio de serem menos maus, de lutarem contra os condicionalismos da sua socialização primária e secundária…
Enfim … estamos ainda muito longe da equidade, mas sabemos que a evolução é sempre lenta e comporta conjunturalmente momentos de avanços e de recuos…
Nem vou recorrer ao neoliberalismo…muito menos à demagógica alergia a estudos quantitativos!
Pergunto apenas o seguinte: qual o critério para se distinguir as disciplinas principais das outras? Para alimentar o negócio, será preciso recorrer a estes subterfúgios?!
Quem me sabe dizer os motivos de haver quatro disciplinas principais? Será que são principais por mal conseguirem médias positivas?
 É que antigamente, no tempo do elitismo, negativa era sinónimo de difícil, logo, importante!...
Não seria melhor, então, acabar de vez com as outras disciplinas?

Talvez se resolvesse a crise económica!...

1 comentário:

  1. Na verdade, os rankings são um instrumento de manipulação. Comparar notas da avaliação contínua que valem 70% com as da avaliação externa, que apenas valem 30%, é como se se comparasse o tamanho de uma casa com o de um edifício inteiro. Mas, a verdade é que vendem bem e dão muito lucro às escolas privadas e às escolas públicas que se limitam a manter alunos motivados. queria vê-las a lidarem com alunos de bairros sociais complicados! Aí é que seriam postas à prova. É na adversidade que se conhece as pessoas e as instituições. Ter bons ovos, evidentemente, conduz a boas omeletes. Quero é ver quem faz boas omeletes com ovos de má qualidade!...

    ResponderEliminar